Com apoio da tecnologia, empresas capixabas aproveitam surgimento de novas demandas para faturar




Alguns setores estão conseguindo manter a estabilidade e até registram crescimento durante o período da pandemia.

Apesar da crise provocada pelo coronavírus, alguns setores da economia capixaba estão conseguindo se manter estáveis e até registram crescimento nas atividades com o surgimento de novas demandas e com a ajuda da tecnologia.

Uma empresa de informática situada em Jardim Limoeiro, na Serra, por exemplo, viu a procura por acesso remoto crescer consideravelmente após a implementação do isolamento social, indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e acatada pelo governo estadual. 

Do computador pessoal, funcionários da instituição conseguem ter acesso aos arquivos e programas dos computadores do escritório. A ferramenta está sendo executada em computadores da própria empresa e de outras companhias que passaram a ter funcionários trabalhando em casa. 

Segundo Gisélia Freitas, psicóloga especialista em pessoas e carreiras, as empresas que trabalham com a tecnologia estão aproveitando a pandemia para conectar negócios de diferentes ramos e clientes. "Eu acho interessante porque essa mudança não está só ajudando empresas, mas também pessoas, senhores de idade, que estão precisando se conectar pra conversar com a família, pra fazer suas compras e principalmente para falar com os estabelecimentos", disse.

As companhias que trabalham com entregas também têm aproveitado o período de isolamento social para faturar. Uma empresa capixaba de delivery por aplicativo calcula que o salto na demanda tenha sido de 300% durante a pandemia. "Quando começou toda essa questão da quarentena, a gente teve que se preparar de um momento para o outro para poder atender essa grande demanda. A gente teve organicamente um número de entregadores ativos maiores, pra poder estar suprindo essa demanda que aumentou", contou Matheus Marcellino, gerente de experiência do cliente.

O aumento repentino da demanda surpreendeu a empresa criada em 2017. Nas noites de domingo, período considerado de maior atividade durante a semana, têm circulado 500 motoboys cadastrados.

"É uma oportunidade que eles estão tendo também, apesar de ser um momento delicado, mas eles estão podendo ter uma renda maior aproveitando horários que anteriormente eles não exploravam", completou Matheus. 

Segundo a especialista Gisélia Freitas, o importante neste momento é conseguir aproveitar as oportunidades. "Empreender é se reinventar e conseguir ver além da tempestade. Então, os estabelecimentos que estão conseguindo ver formas de trabalhar dentro dessa situação atual, eles estão conseguindo manter a atividade produtiva, manter o bom faturamento e principalmente manter a equipe", afirmou. 

* Com informações de Fernanda Batista, da TV Vitória / Record TV

Postagens mais visitadas deste blog

É hora de deixar para trás nossas antigas limitações, diz Bluepoint sobre o PS5

Curso gratuito: Cloud Onboard aborda as soluções do Google para a computação na nuvem

Data de lançamento de Dying Light 2 será revelada em breve, afirma Techland